Projetos de Extensão
Em andamento
Comunicar Ciência - Jornalismo Científico (2024)
Coordenação: Profa. Dra. Elisa Hardt
Equipe do Jornalismo Científico: Sabrinna Paula Oliveira Silva
Financiador: FAPESP - Processo nº 2024/00660-5 (associado ao processo nº 2022/02570-8)
O projeto Comunicar Ciência, uma iniciativa da FAPESP em parceria com o Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo divulgar procedimentos e resultados de pesquisas científicas, além de popularizar o trabalho de pesquisadores das universidades. O foco é fornecer conteúdo de divulgação científica ao público em geral, com dados confiáveis e linguagem acessível, utilizando diversos recursos multimídia. Atualmente, ocorreu a aprovação no edital através do projeto "Influência da matriz na conectividade funcional de paisagens de Cerrado", as próximas fases serão para o desenvolvimento de materiais de divulgação, como podcasts, reels, videorreportagens e/ou reportagens escritas, oferecendo uma abordagem integratória com a sociedade sobre ciência, com o suporte das instituições parceiras previamente mencionadas.
Diadema em Planta (2023 - atual)
Coordenação: Profa. Dra. Elisa Hardt
Equipe: Discentes da unidade curricular de Modelagem de Paisagens
Financiador: FAPESP - Processo nº 2022/02570-8
Plano Integrado de Pesquisa e Ensino
Tema: Diagnóstico da Conservação de Habitats em Diadema;
Periodicidade: anual;
Duração: 12 horas;
Públicos-alvo: gestores públicos, membros do terceiro setor, professores e estudantes locais;
Objetivo: Avaliar e disseminar informações sobre a conservação e conectividade de habitats nos bairros de Diadema, utilizando ferramentas e técnicas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e envolvendo os estudantes de graduação em atividades práticas com a comunidade local.
Materiais e Métodos
Utilização de mapa de uso e cobertura da terra de Diadema e do software QGIS;
Os alunos desenvolvem diagnósticos da conservação de habitats nos bairros de Diadema, utilizando medidas estruturais de manchas de vegetação mapeadas no Atlas Ambiental de Diadema. A cada semestre, um novo bairro é escolhido para as análises de conservação. Os alunos utilizam ferramentas SIG para aplicar modelos conceituais de elementos na paisagem (mancha-matriz corredor e mancha-fronteira-mosaico) e calcular métricas de composição, como riqueza, proporção, diversidade e dominância, e métricas configuração, como disponibilidade de recursos ótimos (avaliada por tamanho, formato e estágio sucessional), fragmentação e isolamento (número e distancias), pressão da vizinhança (tipo, frequência e extensão de fronteiras) e conectividade (corredores e stepping stones);
Realização de encontros, organizados pelos discente, com os atores sociais dos bairros para interação e apresentação dos resultados.
Atlas Ambiental de Diadema (2018 - Atual)
Coordenação: Profa. Dra. Ana Luisa Vietti Bitencourt
Equipe: Bruna Siqueira, Nayara Pinheiro, Thais Issii, Pamela Oliveira, Victor Keller, Caroline Anjo, Rodrigo Manfra, Juliana Lescano
Papel do LEPLAN: Participação das equipes de elaboração do Atlas Ambiental de Diadema nas seguintes temáticas: geoprocessamento, evolução urbana, flora, política, legislação ambiental e biodiversidade.
O Projeto Atlas Ambiental do Município de Diadema, realizado em parceria entre o Departamento de Ciências Ambientais do Campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Diadema, busca facilitar o acesso às informações geoespaciais sobre dados socioambientais. O objetivo é reunir o conhecimento atual sobre as dinâmicas do meio natural, construído, humano/social e político da região. Utilizando o Sistema de Informação Geográfica (SIG) como base metodológica, o projeto emprega softwares e programas computacionais, juntamente com sistemas de gerenciamento de banco de dados espaciais, para armazenar, analisar, manipular e editar dados geográficos, além de adotar metodologias de representação e identidade visual.
Uma equipe multidisciplinar composta por docentes, alunos e técnicos da Universidade Federal de São Paulo Campus Diadema, bem como funcionários e técnicos da Prefeitura Municipal de Diadema, está envolvida no projeto. Os dados coletados serão organizados tanto em formato impresso (Atlas) quanto em meio digital, abrangendo todas as temáticas relacionadas aos sistemas natural, construído e socioambiental. Essas informações geoespaciais alimentarão um banco de dados para o observatório da cidade, incentivando a participação cidadã.
Além disso, o projeto busca integrar conhecimento, arte e o compromisso social da Universidade Pública, fornecendo acesso a informações de qualidade, oficiais e transparentes, que contribuam para as decisões na gestão pública.
Conheça mais em: Atlas Ambiental de Diadema.
Ações do LEPLAN nas temáticas do Atlas Ambiental de Diadema:
Temática 1: Direito Ambiental
Equipe: Prof. Dr. Mario Attanasio (coord.), Profa. Dra. Elisa Hardt; Prof. Dr. Giovano Candiani; Dara Magami; Thais Issii
Temática 5: A biodiversidade em Diadema
Equipe: Prof. Dr. Thomas Püttker (coord.), Juliana Fernanda Lescano, Rodrigo Manfra e Profa. Dra. Elisa Hardt
Sub-Temática 5: Flora
Equipe: Profa. Dra. Camila T. Castanho, Profa. Dra. Carla P. Bruniera, Profa. Dra. Elisa Hardt, Profa. Dra. Leda L. Montero
Temática 8: Evolução Urbana
Equipe: Profa. Dra. Ana Luísa Bitencourt (coord), Bruna Souto, Caroline Anjos, Dorival da Cruz, Ester Caboclo, Juliana Lescano, Julieta Valéria, Gilberto dos Santos, Lenice Scapin, Nayara Pinheiro, Pâmela Oliveira, Marielle Neves, Rodrigo Manfra, Thais M. Issii e Profa. Dra. Elisa Hardt
Observatório Socioambiental da Cidade de Diadema (OSD) (2024 - atual)
Coordenação: Profa. Dra. Ana Luisa Vietti Bitencourt
O Observatório Socioambiental da cidade de Diadema (OSD) é um projeto em parceria com a Prefeitura de Diadema, implementado a partir do edital de fomento de observatórios da Unifesp (Edital N° 585 de 14 de outubro de 2019). Seu objetivo é realizar o diagnóstico e mapeamento de dados georreferenciados sobre temáticas socioambientais, visando o desenvolvimento sustentável do município. A primeira fase envolveu a estruturação de uma base de dados mínima, reunindo as principais informações socioambientais do município e do meio físico, com especial atenção para a questão dos recursos hídricos da cidade. A base de dados socioambiental do município de Diadema, está estruturada a partir dos dados do Censo de 2010 do IBGE, (Censo, 2010). Os dados iniciais do Observatório Socioambiental de Diadema contemplam:
Território e população;
Meio Físico;
Habitação e Infraestrutura;
Condição de vida.
Conheça mais em: Observatório Socioambiental de Diadema.
Colaboradores: Aline Cavalari (DEBE - UNIFESP); Claudio Leite (DCA - UNIFESP); Elisa Hardt (DCA - UNIFESP); Wilson Abreu (Prefeitura de Diadema).
Projetos Associados
Territorialidades e Seus Contextos: Universidade em Diálogo com a Sociedade (2024)
Coordenação: Profa. Dra. Andrea Rabinovici e Profa. Dra. Juliana de Souza Azevedo
Financiador: CAPES
O projeto Territorialidades e seus contextos: universidade em diálogo com a sociedade, objetiva reunir dados e desenvolver pesquisas no âmbito da extensão universitária. As estratégias a serem adotadas visam fomentar e fortalecer a troca de saberes abordando o Território e seu contexto, considerando: identidade, memória, patrimônio cultural, racial e ambiental, incluindo a promoção de intervenção artística. Possui assim uma abordagem integrativa e interdisciplinar, reunindo linhas de ação das dimensões humanas, sustentabilidade e padrões e processos ambientais do PPGAAI, a parceria com o PPGHA, das Cátedras Kaapora e Sustentabilidade e do Observatório Socioambiental de Diadema.